São Lourenço – Parque das Águas

postado em: sem categoria | 0

São Lourenço – Parque das Águas

Com mais de um século de vida, a trajetória da água São Lourenço se mistura a história da cidade e de seus habitantes.  Localizada no Sul de Minas Gerais, São Lourenço se destaca por sua beleza e pela riqueza de suas águas minerais, consideradas por muitos como medicinais e de propriedades benéficas para a saúde.

O Parque das Águas concentra 9 fontes de águas minerais, entre elas a Fonte do Oriente. É de lá que se origina a água São Lourenço pura, cristalina e naturalmente gasosa, engarrafada desde 1890 e comercializada em todo o país.  O Parque reúne outras atrações naturais, como o balneário em estilo clássico que oferece banhos e massagens terapêuticas. 

BALNEÁRIO.

Localizado às margens do lago, o Centro Hidroterápico-Balneário SPA, foi inaugurado em 1935, sendo considerado um dos mais modernos da época.  Reformado em 2008, preserva ainda hoje seu estilo colonial mas com toques de inovação.

O Poder do Tratamento Através das Águas – Famosa por suas águas curativas e clima sem igual, São Lourenço oferece um cenário incomparável e um Centro Hidroterápico-Balneário SPA repleto de terapias, técnicas do termalismo clássico e moderno.  É qualidade de vida em seu estado mais puro.

Dispõe de banhos em banheiras e ofurô, com água sulfurosa, massagens relaxantes e terapêuticas, sauna seca e a vapor, ducha escocesa, reflexologia, shiatsu, pedras quentes, ayurvédica (indiana), bamboo e drenagem linfática.  Ainda é possível realizar procedimentos estéticos, como limpeza, rejuvenescimento, isoflavona e máscara pó de pérola.

ATIVIDADES

BEM-ESTAR

Relaxar, repor as energias e melhorar a saúde.  Tudo isso você pode fazer aqui no Parque.  Além do Centro Hidroterápico, oferecemos outras atividades que promovem o seu bem-estar.  Confira!

SOLARIUM – Ducha de água mineral sulfurosa localizada no Parque II.  Um lugar com uma bela paisagem, com estrutura de cadeiras, espreguiçadeiras e lanchonete.

LITOPUNTURA – É a desobstrução e energização por meio de três pilares em granito, segundo os princípios da eubiose.  No Parque II, a energia é captada do Cosmos para o interior da terra: na Fonte Oriente, do interior da terra para o Cosmos e no monjolo (engenho movido a água) as duas energias são canalizadas, para manter o equilíbrio.

 

DIVERSÃO

Para aqueles que buscam se divertir com a família e ter mais contato com a natureza.  O Parque tem opções de lazer que vão agradar a todos.  Veja só!

PEDALINHO E BARCO –  Para quem gosta de tranquilidade, uma volta de pedalinho ou barco pelo lago pode incluir uma visita à ilha dos amores, localizada no meio do lago, a ilha é repleta de pavões, tucanos, garças e gansos.

TRICICLO – Além de conhecer todo o parque, ao passear de triciclo pelas alamedas é possível encontrar macacos, gansos e outros animais pelo caminho.

BARQUINHO – Pais e filhos podem brincar juntos em um pequeno lago, com barquinhos de controle remoto.

PLAYGROUND – A garotada se diverte num parquinho ao ar livre, com espaço para correr e brincar.

ESPORTE

Se você adora fazer exercícios físicos e praticar esportes vai amar o Parque das Àguas de São Lourenço.  Conheça as áreas voltadas para quem quer cuidar da saúde e se manter em forma. 

QUADRAS ESPORTIVAS  – Para os esportistas de plantão, o Parque oferece quadras de futebol society, futebol de salão, vôley, gateball, peteca e bocha.

ACADEMIA AO AR LIVRE – Exercício físico em contato com a natureza.  Localizado no Parque II, a academia dispões de equipamentos ao ar livre, oferecendo atividades a todos, inclusive a que já faz parte da melhor idade.

PISTA DE COOPER – Quem quer se exercitar pode contar com a pista de cooper de 1500m.

ESPAÇO AVENTURA – Circuito Arvorismo, Tirolesa e salto do Tarzan.  Perfeito para quem gosta de fortes emoções.

ATRAÇÕES

GRUTA E IGREJA – É um local de oração, no Parque das Àguas.  Todo o dia 06 de cada mês acontece a Bênção das Àguas.  É uma cerimônia em que o pároco da cidade dá uma bênção especial, seguida de uma missa na Igreja Ermídia Bom Jesus do Monte – a Primeira Igreja de São Lourenço.  JARDIM JAPONÊS – Criado em comemoração ao Centenário da Imigração Japonesa no Brasil, o Jardim Japonês reune árvores originárias daquele país, como cerejeiras, aceres vermelhas, entre outras espécies.  Todos ainda em fase de crescimento.  CATEDRAL DE BANGU – Um auditório ao ar livre cercado de verde por todos os lados.  É nele que acontecem apresentações musicais, teatrais, e até festas e casamentos. ILHA DOS AMORES – Acessível apenas por barco a remo, pedalinho ou caiaque.  A ilha é o lugar perfeito para os amantes da natureza e casais apaixonados. ENTARDECER DAS GARÇAS – Na Ilha dos Amores, você pode ver o espetáculo que a natureza preparou para o pôr do sol, quando as garças retornarm ao Parque das Àguas.

AS FONTES DE AGUAS MINERAIS E SUAS APLICAÇÕES

FONTE DO ORIENTE – Água Mineral Gasosa Natural – Além do sabor agradável, sua água é indicada para distúrbios renais, digestivos e certos tipos de intoxicação.  A fonte produz uma água naturalmente gasosa, que é engarrafada desde 1890 e é famosa por acompanhar bons pratos.  FONTE VICK – Água Mineral Alcalina – Benéfica para tratar problemas gástricos, renais e de vesícula biliar.  Igual a esta, só existe uma outra fonte no mundo, localizada na cidade de Vichy, na França. FONTE PRIMAVERA – Água Mineral Ferruginosa – Por possuir ferro, seus benefícios se assemelham aos da fonte ferruginosa, mas seu sabor é mais intenso.  Suas propriedades são ideais para o tratamento de anemia e anorexia, além de ajudar a diminuir o cansaço e a fadiga.  FONTE JOSÉ CARLOS DE ANDRADE – Água Mineral Carbogasosa – Por conter lítio em sua composição é muito eficaz para tratamentos de depressão e estresse, além de processos alérgicos e de colites.  FONTE FERRUGINOSA – Água Mineral Ferruginosa – Rica em ferro, é indicada para anorexia, anemia e astenia.  Deve ser consumida com cautela para evitar cólicas.  FONTE ALCALINA – Água Mineral Alcalina – Indicada para úlceras gastroduodenais, também alivia a hipercloridria.  Tem também grande indicação para uricenia, auxiliando na eliminação do ácido úrico e cálculos renais.  FONTE ANDRADE FIGUEIRA – Água Mineral Magnesiana – Ótima para o tratamento de distúrbios hepáticos, vesícula biliar, e certas alterações do intestino grosso.  No entanto, é contra indicada para casos de úlcera péptica.  FONTE JAIME SOTTO MAYOR – Água Mineral Sulfurosa – Contribui no tratamento de diabetes e distúrbios do intestino grosso, como colites crônicas e pós-infecciosas.  Também ajuda a melhorar processos alérgicos da pele e doenças do colágeno.  Além disso, os gases liberados desta fonte são usados no tratamento de sinusite e problemas respiratórios.  FONTE SULFUROSA II – Água Mineral Sulfurosa – Contribui para o tratamento de diabetes, distúrbios do intestino, processos alérgicos da pele, além de sinusite e outros problemas respiratórios.

Estas informações foram extraídas do folder distribuído no próprio Parque das Águas de São Lourenço, porém não recomendamos não consumi-las para tratamentos sem acompanhamento médico.

MEIO AMBIENTE E RESPONSABILIDADE SOCIAL

A Nestlê reconhece que a administração responsável da água em todo mundo é uma necessidade absoluta.  Por isso, defende o uso sustentável deste recurso, controla rigorosamente sua utilização e se empenha para obter sempre uma melhoria contínua em sua gestão.

Desde que assumiu, em 1992, a gestão da fábrica e do Parque das Águas de São Lourenço, a empresa vem trabalhando para preserva-los e continuamente aprimora-los.  Por exemplo, em 2000, após uma grande enchente que provocou a destruição do parque e da fábrica, a Nestlê reconstruiu essas áreas, automatizando todas as torneiras das fontes para evitar desperdício.  Em 2008, foi reinaugurado o Centro Hidroterápico, que teve sua arquitetura original totalmente preservada.

Já para a comunidade da região, a Nestlê procura promover Educação e diversas atividades voltadas a Preservação Ambiental.  Confira ao lado algumas das ações desenvolvidas pela companhia.

FAZ PARTE DO COMPROMISSO DA EMPRESA NESTLÊ – Anualmente a Nestlê renova seu compromisso global de redução de consumo de água em suas atividades; No Brasil, entre 2005 e 2014, reduziu 37% de água por tonelada de produto fabricado; Todas as ações da Nestlê com foco na economia e na preservação dos recursos estão apoiadas no conceito de Criação de Valor Compartilhado; Essa é a plataforma mundial de responsabilidade sócio ambiental da Nestlê que fundamenta-se na premissa de que, para o sucesso no longo prazo, tão importante quanto gerar valor para o acionista é gerar valor para a sociedade em está presente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *