Escute a Deus!

Deus é como um Pai amoroso.  (I Pedro 5:6-7). 

Deus é nosso Criador e se importa conosco e assim como um pai sábio e amoroso ensina a seus filhos, Deus ensina pessoas do mundo inteiro a ter o melhor modo de vida.  Deus revela verdades preciosas que nos dão alegria e esperança.  Se você escutar a Deus, ele lhe dará orientação e proteção e também o ajudará a lidar com problemas.  E, acima de tudo, com Deus você viverá para sempre!

Deus nos diz: “Venham a mim, escutem e fiquem vivos”.  Isaías 55:3.

Como podemos escutar a Deus? O Deus verdadeiro orientou homens a escrever os pensamentos dele num livro, o qual chamamos de Bíblia Sagrada.  Ela tem informações muito importantes que Deus quer que conheçamos.  Deus sabe o que é melhor para cada um de nós e toda sabedoria vem dele.  Somente em escutá-lo, você se tornará realmente sábio. (Provérbios 1:5).  A Bíblia foi escrita em diversos idiomas pois Deus quer todas as raças e povos leiam seus ensinamentos e para que possamos entender a Deus precisamos ler a Bíblia.

Deus fala conosco por meio da Bíblia.  II Timóteo 3:16.

Os crentes em Jesus Cristo podem ajudá-lo a entender a Bíblia, através do discipulado e do evangelismo pessoal eles espalham os ensinamentos do Nosso Deus a toda terra.   Você não precisa pagar nada para ouvir os ensinamentos de Deus, basta procurar um grupo evangélico próximo de sua casa.  Em João 17:17 é dito que a Palavra de Deus é a verdade em Números 23:19 nos é dito porque podemos confiar em Deus.

Em Mateus 28:19-20, conhecemos a missão deixada por Jesus que é espalhar os ensinamentos da Palavra de Deus a todo mundo.

Quem é o Deus Verdadeiro? Só existe um Deus verdadeiro que é o Deus Único que criou os céus, as estrelas e a Terra com tudo que nela há  (Gênesis 1:1), que apresenta de três formas distintas, formando a trindade divina: Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo.  Ele nos ama e quer que o amemos e amemos uns aos outros, como nos relata Mateus 22:35-40.  Deus criou também o homem, do pó da terra, e depois a mulher, da costela do homem.  Precisamos honrar a Deus (Isaías 42:5) e em Êxodo 34:6 podemos notar algumas das qualidades de Deus.

Como era a vida no Paraíso? Deus criou a primeira mulher, Eva, e a entregou ao homem, Adão, para ser sua esposa (Gênesis 2:21-22.  Ele os criou com mente e corpo perfeitos, sem nenhuma defeito, seu lar, muito agradável, era o Jardim do Éden, lugar de extrema beleza, com rios, árvores frutíferas e animais.  Deus falava com eles e os ensinava e se eles estivessem escutado a Deus teriam vivido para sempre no Paraíso. Deus deu muitas coisas a Adão e Eva (Gênesis 1:28).  Deus mostrou a Adão e a Eva um árvore no Jardim que eles não poderiam comer do fruto daquela árvore, pois morreriam (Gênesis 2:16-17), porém, Satanás, um dos anjos que se rebelou contra Deus e foi expulso do Reino dos Céus, não queria que Adão e Eva obedecessem a Deus, por isso, ele usou uma serpente para dizer a Eva que, se ela comesse do fruto daquela árvore não morreria, mas seria igual a Deus.  É claro que isso era mentira.  (Gênesis 3:1-5).

Eles escutaram a Satanás e qual foi o Resultado? Eva escutou a serpente, comeu do fruto e deu um pouco a Adão e, ele também o comeu.  O que eles fizeram era mal aos olhos de Deus, cometeram o primeiro pecado da Terra.  Deus expulsou-os de seu lar, o paraíso, e a vida tornou-se difícil para eles e seus descendentes, conheceram a velhice e a morte e não foram para o mundo espiritual, simplesmente deixaram de existir.  (Gênesis 3:6-23).  Nós envelhecemos e morremos por somos todos descendentes de Adão e Eva.  Os mortos não ver, ouvir e nem fazer nada (Eclesiastes 9:5-10).  Deus não queria que as pessoas morressem. por isso enviou seu filho amado (João 3:16) ao mundo para que todos aqueles que nele cressem não morressem  mas tivessem vida.  E quem deixar Cristo entrar em seus corações, viverão para sempre.

Em Romanos 5:12 saberemos porque morremos e em I Coríntios 15:26, por que não haverá mais mortes, se crermos em Jesus Cristo e em Deus.  Os mortos são como pó, eles não tem vida.  (Gênesis 3:19).

O grande dilúvio, quem escutou a Deus? Adão e Eva tiveram filhos e filhas, e as pessoas se tornaram muitas.  Alguns anjos se juntaram à rebelião de Satanás e vieram à Terra, se transformaram em humanos e se casaram com mulheres, as mulheres tiveram filhos que eram fortes e violentos.  O mundo ficou cheio de pessoas que faziam coisas más.  A Bíblia nos relata que a maldade do homem era abundante na Terra e que que toda a inclinação dos pensamentos do seu coração era má em todo o tempo. (Gênesis 6:5).  Noé era um homem bom, então Deus disse a Noé que iria destruir as pessoas más em um só dilúvio e pediu a Noé que construísse um barco enorme, chamado de arca e que colocasse nele a sua família e todo tipo de animal, macho e fêmea.  Apesar de Noé avisar as pessoas sobre a vinda do Dilúvio, elas não o escutaram, achando que era loucura e algumas riam dele e outras o odiavam.  Ao terminar a arca, Noé levou os animais para dentro dela.  (Gênesis 6:13-22).

E o que podemos aprender sobre o Grande Dilúvio? Após chover por 40 dias e 40 noites, a água cobriu toda a terra e todas as pessoas más morreram.  Quem estava na Arca sobreviveu e com o tempo, porém, Noé e sua família morreram, mas Deus os trará de volta a vida, a seu tempo, e eles viverão para sempre.  Satanás e os demônios continuaram a desencaminhar as pessoas e ainda hoje muitos, como na época de Noé, rejeitam a orientação amorosa de Deus e quando Jesus voltar todos os males serão destruídos para sempre.  (II Pedro 2:5-6).

Algumas pessoas são como Noé, elas escutam a Deus e fazem tudo de acordo com sua vontade, são seus verdadeiros servos e seguidores e estas herdarão o reino dos céus.  Escolha o caminho que nos leva à vida (Mateus 7:13-14).  Os maus serão destruídos, mas os mansos viverão em paz.  (Salmo 37:10-11).  Deus novamente destruirá os maus e salvará aos que crêem nele. (Mateus 24:37-39).

Quem foi Jesus? Jesus é o Filho de Deus, que se fez homem, nascendo em Belém, de uma mulher chamada Maria (João 6:38) e como homem na Terra, Jesus refletiu perfeitamente as qualidades de Deus.  Ele era bondoso, amoroso e acessível.  Com coragem ele ensinou a outros a verdade sobre Deus, curou muitos doentes e ressuscitou muitos dentre os mortos.  Muitos líderes religiosos odiavam Jesus porque ele expunha seus ensinos falsos e a má conduta deles. Foram esses líderes que convenceram os romanos a prenderem, espancarem e a matarem Jesus. Leiam também I João 4:9, I Pedro 2:21-24, João 17:3 e Colossenses 1:15-17 e entendam um pouco mais sobre Jesus aqui na Terra.

O que a morte de Jesus significa para nós? Três dias depois de sua morte, algumas mulheres o visitaram em seu túmulo, o encontrando vazio, pois Jesus já havia ressuscitado.  Mais tarde Jesus apareceu aos apóstolos.  Jesus ressuscitou para que pudesse dar os últimos ensinamentos a seus apóstolos, que o viram subir para o céu de forma gloriosa. Jesus morreu para que pudéssemos viver (João 3:16). Deu sua vida em resgate de muitos (Mateus 20:28).  Por meio desse resgate, Deus tornou possível que tivéssemos vida eterna. Deus designou Jesus como Rei para um dia governar a Terra.  Com ele estarão todos os fiéis tirados da Terra que serão ressuscitados para viverem no céu, formando um governo celestial justo, o Reino de Deus.  (Apocalipse 14:1-3).  O Reino de Deus transformará a Terra num paraíso. A guerra, o crime, a pobreza, a fome não mais existirão.  As pessoas serão realmente felizes.  (Salmo 145:16).  Veja mais em Salmo 72 que bênçãos o Reino de Deus trará e em Mateus 6:10 que devemos orar pedindo que o Reino de Deus venha.

Quando o Reino de Deus virá? A Bíblia predisse muitas das coisas que estão acontecendo hoje.  Ela disse que as pessoas seriam amantes do dinheiro, desobedientes aos pais, ferozes e amantes de prazeres.  Que haveria grandes terremotos, guerras, falta de alimento e doenças em todo lugar.  E, isto já está ocorrendo atualmente em várias partes do mundo. (Lucas 21:10-11 e II Timóteo 3:1-5).  Além disso, Jesus disse que as boas novas sobre o Reino de Deus seriam pregadas em toda a Terra. (Mateus 24:14).

Deus destruirá todos os males, Satanás e os demônios finalmente serão punidos, quem escutar a Deus sobreviverá para viver num novo mundo justo, onde não haverá mais medo; um mundo onde as pessoas se amarão e confiarão uma nas outras. (II Pedro 3:13),  O que Jesus disse que ocorreria em nossa época (Mateus 24:3-14) e sobre os maus que seriam destruído (II Pedro 3:7).

Que bênçãos receberão aqueles que escutam a Deus? Imagine as bênçãos que você receberá no futuro se escutar a Deus, você terá saúde perfeita, ninguém ficará mais doente, não haverá pessoas más e todos serão de confiança. Não haverá mais dores, tristezas e nem lágrimas.  Ninguém ficará velho e nem morrerá.  Muitos que já morreram ressuscitarão para viver na Terra (Atos 24:15).  Será um prazer viver na Nova Jerusalém, pois não haverá mais medo.  Todos estarão realmente felizes. (Apocalipse 21:3-4).

Será que Deus nos escuta? Sim, Ele é nosso “Ouvinte de oração” (Salmo 65:2).  Ele quer falemos com ele de coração. Ore somente a Deus e a mais ninguém.  Jesus nos ensinou a orar em Mateus 6:9-15, mas a quem Deus escuta? (Salmo 145:18-19).

Ore para que a vontade de Deus seja feita no céu e na Terra, que Ele o ajude a fazer o que é bom.  Você pode orar também pelo alimento, trabalho, moradia, roupa e saúde.  Ore sempre em nome de Jesus para mostrar que você dá valor ao que Ele fez por você.  Deus escuta as pessoas que fazem o que é certo (Provérbios 15:29),  Não fique ansioso (Filipenses 4:6-7).  Podemos orar sobre muitas coisas (I João 5:14);

Como sua vida em família pode ser feliz? Deus determinou que o casamento deve ser entre um homem e uma mulher, a esposa deve cooperar com o marido, o marido amoroso trata a esposa com carinho e compreensão, os filhos devem obedecer aos pais.  O amor é o segredo das famílias felizes (Efésios 5:33).

A Palavra de Deus diz que o marido deve amar a esposa como seu próprio corpo e que a esposa deve ter profundo respeito pelo marido.  A Palavra de Deus ensina as famílias a serem felizes.  Nós devemos nos manter moralmente limpos (I Coríntios 6:18) e devemos amar, ensinar e proteger nossos filhos (Deuteronômio 6:4-9).  Seja fiel e bondoso, não cruel e desleal.  (Colossenses 3:5 e 8:10).

O que podemos fazer para agradarmos a Deus? Se amarmos a Deus não faremos coisas que Ele odeia.  Deus não quer que roubemos, nos embriaguemos, usemos drogas, não cometamos assassinatos, aborto e homossexualismo.  Ele não quer que sejamos gananciosos e nem que briguemos com os outros. Não devemos adorar ídolos e nem praticar o espiritismo. No período em que Jesus estiver reinando na Terra, não haverá lugar para pessoas que pratiquem males.  Qual é o ponto de vista de Deus sobre a magia? (Deuteronômio 18:10-12) e porque não devemos adorar ídolos? (Isaías 44:15-20).

Não faças o que é mau (I Coríntios 6:9-10).  Para agradarmos a Deus, precisamos imitá-lo, mostrar amor uns aos outros, ser bondoso e generoso, ser honesto, falar aos outros de Deus e de seus caminhos, e ser misericordioso e perdoador.  (I Pedro 1:14-16 e I João 4:7-11).  Faça sempre o que é bom (Mateus 7:12).

Seja leal a Deus, evitando qualquer costume que não esteja de acordo com a Bíblia.  É preciso ter coragem para fazer isso.  Deus protege aos que são leais a Ele (Salmo 97:10). Tome posição a favor de Deus (I Pedro 5:6-9).  Associe-se com uma igreja evangélica que tenha a Bíblia como seu ensinamento de fé e prática, ela o ajudará a se achegar a Deus, dedique sua vida Ele e seja batizado. Continue a aprender mais e mais sobre Deus e se esforce para obedecer aos seus mandamentos.

Escute a Deus, Leia a sua Palavra e peça ajuda a um líder mais experiente para entendê-la.  Aplique o que aprendeu.  Fazendo isso você terá uma vida bem melhor.  (Salmo 37:29).  Arrependa-se para ser perdoado (Atos 3:19) e Ande na estrada que leva à vida (Mateus 7:13-14).

Faça a escolha certa: escute a Deus.  (Mateus 7:24-25).